O Programa de Pós-Graduação em Ciência da UFPA (PGCP/UFPA) expressa o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Wanderley Guilherme dos Santos, ocorrido no último dia 25 de outubro, no Rio de Janeiro. 

O professor Wanderley Guilherme dos Santos era um dos mais respeitados cientistas políticos do país. Graduado em filosofia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1958, tendo concluído seu Doutorado em Ciência Política na Stanford University em 1969. Era professor de teoria política da UFRJ e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP-UERJ.

Como professor e pesquisador, ao longo de sua trajetória profissional de quase cinco décadas (de 1971 a 2019), ofereceu importante contribuição na origem e no desenvolvimento da Ciência Política brasileira, o que o torna imortalizado entre nós. Seus livros e artigos falam de um Brasil de ontem e de hoje e, entre os 32 livros publicados, destaco aqui alguns títulos que mostram quais eram a sua preocupação: “Quem dará o Golpe no Brasil?” (1962), “Cidadania e Justiça” (1979), “Que Brasil é Este? Manual de Indicadores Políticos Sociais” (1990), “Razões da Desordem” (1994), “Décadas de Espanto e uma Apologia Democrática” (1998) e “A democracia impedida: o Brasil no século XXI”, (2017) seu último livro.

Wanderley cumpriu importante missão como cientista político, crítico da política e da democracia na América Latina. Deixou suas marcas na formação intelectual de quem o leu e/ou o ouviu, seja nas salas de aula, seja nos eventos acadêmicos nacionais e internacionais (ANPOCS, ABCP, IPSA e CLACSO). Para as gerações futuras deixou seu legado intelectual registrado em seus livros, vídeos e artigos publicados em periódicos científicos e em jornais.