Internacional

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da Atividade:

Desde 2012, docentes do PPGCP vem mantendo contatos permanentes com a Universidade Carlos III, sediada em Madrid, Espanha, assegurando a formação de uma rede de cooperação sob o tema “Estruturas de Governança Subnacional e os Impactos das Mudanças Climáticas”. Esta rede procura analisar como os arranjos locais de governança, podem oferecer subsídios importantes, por meio do empoderamento de atores governamentais e da sociedade civil, ensejando contribuições para os formuladores de políticas públicas vinculadas as mudanças climáticas domésticas e também para a intensificação de políticas de cooperação internacional. Os produtos dessa investigação eventualmente podem subsidiar ações estatais e não-estatais, orientando o planejamento de políticas públicas e, sobretudo, constituindo-se num farto material de análises, levantamentos e experiências, potencialmente relevantes para a socialização do debate público (instituições, governos, empresas, movimentos da sociedade civil etc). Com o suporte desta parceria, sob coordenação do Prof. Dr. Alberto Teixeira da Silva, o PPGCP conseguiu aprovação do projeto “Segurança Ambiental Global na Amazônia: dimensões e agendas”, pelo Edital CNPq/CAPES Nº. 07/2011 (Processo 401145/2011-5) e, mais recentemente, com a aprovação do projeto “Geopolítica das Mudanças Climáticas e Políticas Públicas Subnacionais: a atuação dos Governos Estaduais da Amazônia”, na Chamada Universal MCTI/CNPq Nº. 14/2013, na linha de estudos sobre as agendas de governança e segurança multidimensional/ambiental. Também com base neste convênio o docente Alberto Teixeira da Silva, foi liberado para realização de estágio pós-doutoral na Carlos III. Com isso esperam-se resultados positivos para o fortalecimento desta área no âmbito do PPGCP.

Projetos de Pesquisa Vinculados:

Segurança Ambiental Global na Amazônia: Dimensões e Agendas e Geopolítica das Mudanças Climáticas e Políticas Públicas Subnacionais: a atuação dos Governos Estaduais da Amazônia.

Descrição da Atividade:

Em andamento.

Instituições Envolvidas:

Universidade Carlos III (Madrid-Espanha) e Universidade Federal do Pará.

  

Tipo: Intercâmbio

 

Descrição da Atividade:

Docentes e discentes do PPGCP participam dos grupos “Comunicación Política e Comportamiento Electoral” e o “ALACIP Joven”, ambos chancelados pela Associação Latinoamericana de Ciência Política (ALACIP). Estes grupos destinam suas atividades para o aumento da colaboração entre especialistas acadêmicos da mesma área disciplinar, formando redes de cooperação para facilitar o intercâmbio acadêmico e melhorar a qualidade da produção em Ciência Política na América Latina. Para atingir estes objetivos, os grupos promovem atividades entre as quais se destacam: Construção de canais de comunicação tanto internamente como com o resto da comunidade imediata para o estudo da realidade política da região, por meio de sites, grupos de e-mail e / ou participação em redes sociais; Ampliação da capacidade de compartilhar e discutir notícias, publicações e progresso da pesquisa entre os membros; treinamento e apresentação de painéis em congressos e outras reuniões de Ciência Política; organização de grupos de trabalho e / ou seminários internos entre os seus membros; qualquer outra atividade que gera um intercâmbio científico e promoção de atividades de investigação. Por meio da participação no grupo, os discentes e docentes do PPGCP tem expandido sua participação em eventos internacionais com a apresentação de trabalhos, publicação de artigos e apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa.

Duração da Atividade:

Em andamento.

Instituições Envolvidas:

Associação Latinoamericana de Ciência Política (ALACIP) e Universidade Federal do Pará.

  

Nacional

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da Atividade:

Por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), o PPGCP da UFPA passou a contar com a colaboração do PPGCP da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para elaboração de parcerias e pesquisas conjuntas em torno da temática: “A Judicialização da Política e das Relações Sociais no Brasil”. Esta parceria resultou no fortalecimento das atividades dos grupos de pesquisa sediados no Observatório do Judiciário na Amazônia (OJA), cujas linhas de pesquisa são: Democracia e Poder Judiciário na Amazônia; Poder Judiciário e Direitos Constitucionais e Humanos na Amazônia; Políticas Públicas de Acesso à Justiça na Amazônia. Também por meio desta parceria foi possível a troca de experiências metodológicas com o envio de alunos do PPGCP/UFPA para realização de cursos no PPGCP/UFPE e a vinda de professores daquele Programa para a apresentação de cursos e palestras no PPGCP de forma a trocar experiências metodológicas sobre o tema. Como resultado desta parceria, esta sendo produzido um livro com resultados das pesquisas realizados por alunos e professores de ambos programas e foi possibilitado a inserção de um professor do PPGCP/UFPA para cursar estágio Pós-Doutoral no âmbito do PPGCP/UFPE.

Duração da Atividade:

Em andamento.

Instituições Envolvidas:

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPE) e Universidade Federal do Pará.

  

Tipo: Cooperação em Pesquisa

 

Descrição da Atividade:

A partir de 2009, os docentes do PPGCP que atuam no grupo de pesquisa denominado Observatório Eleitoral do Estado do Pará, passaram a interagir com o Grupo de Pesquisa “Opinião Pública: marketing político e comportamento eleitoral”, sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vinculado ao Departamento de Ciência Política. O Grupo agrega pesquisadores de diversas universidades que tratam dos temas do comportamento eleitoral, marketing político e opinião pública. A partir desta aproximação foi proposto a realização de um PROCAD em torno do tema de forma a consolidar esta linha de pesquisa no âmbito do PPGCP/UFPA. Esta proposta não logrou aprovação no último edital da Capes, mas tem aumentado o interesse pela área no âmbito do PPGCP/UFPA e tem produzido discussões importantes para parcerias futuras com as universidades mencionadas.

Duração da Atividade:

Em andamento.

Instituições Envolvidas:

Departamento de Ciência Política (UFMG) e PPGCP/UFPA.

  

Tipo: Cooperação em Pesquisa

 

Descrição da Atividade:

Desde 2008, o PPGCP por meio do Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia (OBED) tem procurado expandir as pesquisas na área de segurança e defesa na região. Para alcançar seus objetivos, conta com a colaboração do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Prof. Bruno de Castro Rubiatti. O PPGCP tem realizado ainda parcerias com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Prof. João Roberto Martins Filho, utilizando arquivos e metodologias de investigação disponíveis nos Arquivos de Política Militar Ana Lagôa da UFSCar. Essa parceria com o CPDOC (FGV) e com o Arquivo de Política Militar Ana Lagoa, que ocorre também no âmbito do Projeto de Pesquisa Consócio Forças Armadas Século XXI, permite uma cooperação científica no Ensino e na Pesquisa, para fins de atendimento das demandas do OBED. Da mesma forma, o PPGCP tem experimentado parcerias com outros programas por meio da troca de experiências e informações com professores e programas da própria UFPA, em particular com professores da Faculdade de Ciências Sociais, vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), assim como com também os professores do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), que mantém mestrados e doutorado em sociologia e desenvolvimento regional.

Projetos de Pesquisa Vinculados:

Consócio Forças Armadas Século XXI.

Duração da Atividade:

Em andamento.

Instituições Envolvidas:

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e PPGCP/UFPA.

  

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da Atividade:

Desde 2008, o PPGCP mantém intercâmbio com a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), por meio do Programa de Apoio à Consolidação de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (POSGRAD). Parceria que tem resultado no financiamento de projetos e disponibilização de bolsas para alunos de pós-graduação, viabilizando a realização de suas pesquisas.

Duração da Atividade:

Em andamento.

Instituições Envolvidas:

Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e Universidade Federal do Pará.

 

Tipo: Cooperação em Pesquisa

 

Descrição da Atividade:

Em 2012, foi realizado com o Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, uma parceria para a realização de estudos com vistas a viabilização do projeto de pesquisa intitulado: “Instituições Políticas e Gastos Públicos: um estudo comparativo dos estados brasileiros”. O PPGCP participa desta parceria organizando e analisando os dados relativos ao estado do Pará.  Isso tem possibilitado a formação metodológica de professores e alunos do PPGCP nesta área de investigação científica.

Projetos de Pesquisa Vinculados:

Instituições Políticas e Gastos Públicos: um estudo comparativo dos estados brasileiros.

Duração da Atividade:

Em andamento.

Instituições Envolvidas:

Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PPGCP/UFPA.