Mestrado

 

1. Disciplinas Obrigatórias (4 créditos, 60 horas)

 

Estado e Políticas Públicas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O curso objetiva debater o conceito de Estado nos principais paradigmas da Ciência Política contemporânea, buscando as interfaces com a reflexão sobre a concepção, objeto e campo de estudo das políticas públicas, com destaque para os modelos de análise. A noção de público e privado e o nascimento e consolidação da esfera pública. O processo de formação de políticas: temas, agenda setting; implementação e avaliação: aspectos conceituais e metodológicos. Agentes, racionalidades e instâncias decisórias. Poderes de Agenda. As políticas públicas de corte social: princípios, mecanismos e sua trajetória e desenvolvimento em nível internacional e do Brasil.

 

Instituições Políticas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: As regras do jogo político. O desenho institucional e o Estado democrático. Parlamentarismo, Presidencialismo e Semi-Presidencialismo. A relação entre os poderes. Istituições representativas. Federalismo e relações intergovernamentais. A questão de accountability e responsiveness, os problemas da construção do Estado e da configuração da democracia no Brasil; análise do arranjo institucional vigente após 1988 e sistema eleitoral e partidário e reforma do Estado brasileiro.

 

Metodologia de Pesquisa em Ciência Política (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Este módulo se propõe a delinear uma abordagem comparativa da metodologia científica, incentivando, primeiramente, a formação de uma visão integrada da Ciência Política com as demais áreas de investigação social. Apresentará, para a discussão e estudo, um panorama dos métodos e das técnicas das Ciências Sociais contemporâneas fundamentando a instrução teórica e prática do programa, introduzindo o aluno de pós-graduação ao estudo de métodos de pesquisa mais utilizados pelos cientistas políticos.

 

Seminário de pesquisa (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O seminário se destina a oferecer aos alunos/as um espaço de orientação sistemático na estruturação de seus projetos de pesquisa visando à elaboração de suas dissertações de mestrado. A conta da diversidade de temas substantivos, o acompanhamento das atividades de pesquisa será constituído de uma agenda de avaliação dessas propostas e, da exposição oral das mesmas, pelos/as. Serão verificados os requisitos básicos a definir: delineamento da questão-problema; definição do objeto a ser investigado; avaliação bibliográfica pertinente e relevante com possibilidade de novas propostas; avaliação da adequação entre o problema e a metodologia a ser empregada; viabilidade da pesquisa, meios e fontes a utilizar. A avaliação e orientação substantivas finais serão de competência dos orientadores.

 

Teoria Política I (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Neste curso estudaremos as reflexões dos principais pensadores políticos modernos, produzidas entre os séculos XV e XIX. Ao estudarmos as obras desses autores, destacaremos as suas contribuições teóricas para a construção da modernidade política, bem como o legado que eles nos deixaram para a reflexão política contemporânea. No nosso estudo enfatizaremos os seguintes temas: 1- as teorias sobre a fundação do Estado e da sociedade política. 2- As concepções de democracia, república, direito, liberdade e igualdade. 3- Os fundamentos morais e positivos da legitimidade e da obediência ao contrato social, ao Estado, ao governo. 4- As formas de ordenação da ordem política, da representação e da participação política no Estado-nação. 5- As matrizes conservadora, liberal e democrático-socialista da reflexão política. 6- A influência dessas matrizes no debate teórico contemporâneo entre o individualismo liberal, comunitarismo, multiculturalismo na perspectiva da retomada do tema do contrato social.

 

2. Disciplinas Optativas (4 créditos, 60 horas)

 

Estado e Poder Judiciário (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estabelecer a discussão sobre a natureza e os fundamentos políticos institucionais do papel desempenhado na sociedade brasileira, sua crise de legitimação e as alternativas possíveis engendrada pela reforma do judiciário e pela possibilidade de incorporar o acesso à justiça e o pluralismo jurídico como pilares de uma política pública de modernização.

 

Estado, Política e Teoria da Guerra (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O curso se propõe a refletir sobre a relação entre a política e a guerra como fenômeno social. Apresentar e discutir os modelos analíticos no campo da teoria da guerra a partir de autores clássicos e contemporâneos, enfatizando o papel do Estado enquanto ator relevante no desenvolvimento das políticas estratégicas para a defesa e a segurança em escala nacional e mundial.

 

Instituições Políticas Democráticas (4 créditos, 60 horas)

 

Instituições Políticas, Padrões de Interação Executivo-Legislativo (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O presidencialismo brasileiro e as relações entre Executivo e Legislativo; O sistema eleitoral e partidário e suas influências no processo decisório; Conexão eleitoral na Câmara Federal. Os modelos de análise das relações entre poderes; Modelos analíticos de funcionamento legislativo; utilizados no estudo da organização legislativa do Congresso dos Estados Unidos e sua aplicabilidade ao caso brasileiro. Caracterização de algumas das principais instituições políticas brasileiras; O comportamento de atores políticos relevantes (presidente, governadores, parlamentares e eleitores) e os incentivos e constrangimentos à ação desses atores.

 

Laboratório: Pesquisa em eleições (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina objetiva oferecer aos alunos conhecimentos básicos sobre os processos eleitorais, introduzindo os fundamentos sobre os métodos de pesquisa em ciência política, com especial interesse para a problemática da pesquisa voltada para a dinâmica das eleições e dos resultados eleitorais e a sua influência sobre as instituições democráticas das sociedades contemporâneas. Dessa maneira, as atividades da disciplina serão sequenciais, primeiramente, sendo revisadas atentamente as teorias explicativas sobre participação política, comportamento eleitoral, competição eleitoral (onde serão observados os sistemas partidários, as formas de representação e o voto) e os meios de circulação da informação (mídia e propaganda eleitoral), utilizando-se uma literatura atual distribuída entre uma bibliografia básica e obrigatória e outra complementar. Segue-se a esta o enfoque das eleições realizado através de estudos de metodologias de pesquisa, estudos de caso, usando dados eleitorais agregados partindo daí para evidenciar os principais indicadores político-eleitorais (natureza, formato e dinâmica dos sistemas partidários, comportamento eleitoral e decisão do voto) que podem se correlacionar (ou não) a outros indicadores (sociais, econômicos e/ou demográficos) para daí extrair as explicações sobre as variáveis que serão utilizadas na análise. A dimensão prática da disciplina será a avaliação metodológica de um fato eleitoral recente em dados agregados disponíveis.

 

Mídia e Política (4 créditos, 60 horas)

Mídia e Política (Opinião Pública e Comportamento Eleitoral) - 2º Semestre de 2017

Ementa: Estudo das teorias de comunicação e mídia, cujo campo de abrangência dissemina as informações do espaço particular e interno da política (partidos, candidaturas, regras eleitorais) como também atinge o eleitorado, formando uma massa de imagens utilizadas pela opinião pública e se tornando um determinante para a formação da preferência eleitoral (propaganda).

 

Política Brasileira (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Formação do Estado nacional brasileiro. Oligarquias e coronelismo. O poder local e suas relações com o poder local e central. O sistema político do Segundo Reinado. A República Velha. A República de 1946. O golpe de Estado de 1964 e o Regime Militar. A transição para a democracia e a Nova República. Constituição de 1988, reforma do Estado, atores do pacto federativo e agendas de desenvolvimento.

 

Políticas Públicas para a Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa e Objetivos: A disciplina objetiva apresentar o debate em torno das políticas públicas implementadas na Amazônia, especialmente as políticas de desenvolvimento regional que geraram impactos antrópicos e alteraram a paisagem da região ao longo das três últimas décadas, com ênfase nas formas pelas quais elas estão sendo implementadas na contemporaneidade e como incorporam o conflito entre desenvolvimento e preservação ambiental na ação do Estado. Propõe-se identificar os paradigmas teóricos sob os quais se articulam as diferentes perspectivas teórico metodológicas analíticas que tratam do ambientalismo e do desenvolvimento sustentável e temas relacionados a processos político-institucionais em diferentes níveis de poder do aparelho de Estado na Amazônia, a exemplo da atuação e perfil burocráticos de suas principais instituições e organizações estatais, identificando racionalidades, agentes e interesses.

 

Relações Internacionais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conceitos, objetos e paradigmas das relações internacionais: idealismo, realismo, liberalismo e institucionalismo, marxismo, teoria crítica, construtivismo, outros paradigmas (pós-colonialistas, feministas, pós-modernos/pós-estruturalistas). Principais visões sobre globalização: hiperglobalistas, céticos e transformacionistas. A questão da governança e os atores da dinâmica mundial contemporânea: Estados, corporações transnacionais, organizações internacionais e organizações não-governamentais transnacionais e globais.

 

Sistema Eleitoral e Partidário Brasileiro (4 créditos, 60 horas)

Ementa: No Brasil contemporâneo, a coexistência de regras eleitorais proporcionais e majoritárias produz diferentes impactos sobre o sistema partidário, tais como a tendência à bipolarização, especialmente nas disputas para a presidência, e, no sentido contrário, a alta fragmentação partidária nos parlamentos. O curso se propõe a explorar esta realidade, analisando as relações entre sistemas eleitoral e partidário no Brasil a partir das seguintes temáticas: Sistemas eleitorais e partidários – tipologias e conceitos fundamentais; Sistemas eleitoral e partidário no Brasil sob perspectiva histórica; Sistemas eleitorais no Brasil – majoritário e proporcional de lista aberta; Fragmentação partidária, volatilidade eleitoral e número efetivo de partidos; Representatividade e proporcionalidade da representação política; Coligações eleitorais; Voto personalizado versus voto partidário; Reforma política; Institucionalização do sistema partidário no Brasil; Partidos no executivo e no parlamento; Representantes políticos e conexão eleitoral; Recrutamento e bases sociais dos partidos; Percepção do eleitorado acerca dos partidos; Partidos e resultados eleitorais.

  

Teoria Democrática (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O curso de propõe a discutir as diferentes abordagens acerca da participação, na teoria e na prática, das democracias contemporâneas. Panorama geral das diferentes concepções contemporâneas de democracia (concepções minimalistas, participativas, deliberativas e republicanas). Debate teórico atual sobre as relações entre participação e representação; participação; desigualdade, exclusão social e participação política.

 

Teoria Política II (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O curso visa propiciar o estudo de teorias políticas contemporâneas que se dedicam à reflexão sobre a justiça, destacando a suas contribuições para a construção de novos paradigmas do contrato social, nos seus aspectos normativos, institucionais e participativos, tanto no âmbito da esfera da sociedade civil quanto na do Estado. Destacaremos como estas teorias nos auxiliam para compreender a relação complexa entre a justiça social, justiça distributiva, desigualdade social, justiça da diferença, o dilema do Estado entre decidir pela efetivação de políticas públicas sociais universalistas ou focalizadas; os impasses decorrentes entre as suas instituições e as demandas reivindicativas dos movimentos sociais de minorias por justiça social, motivados pelos princípios e preceitos constitucionais e jurídicos dos direitos humanos e da diferença. Com esta disciplina visamos possibilitar referenciais analíticos para os estudos históricos das linhas de pesquisa do programa.

 

Tópicos Especiais I (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Este curso abordará temáticas distintas segundo perspectivas teóricas variadas; orientações políticas e abordagens transversais de múltiplas tradições em Teoria Política.