MESTRADO

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

Mestrado

 

1. POLÍTICA BRASILEIRA. 60h. 4 créditos

2. ESTÁGIO DOCENTE. 60h. 4 créditos

3. TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA. 60h. 4 créditos

4. DESENHO DE PESQUISA E METODOLOGIA EM CIÊNCIAPOLÍTICA. 60h. 4 créditos

5. SEMINÁRIO DE PESQUISA. 60h. 4 créditos

6. SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO. 60h. 4 créditos

7. ATIVIDADES COMPLEMENTARES. 60h. 4 créditos

 

Doutorado

1. DESENHO DE PESQUISA E METODOLOGIA EM CIÊNCIA

POLÍTICA. 60h. 4 créditos

Ementa: O que é ciência. Diferença entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento. O papel da teoria na pesquisa científica. O debate metodológico na Ciência Política. Pesquisas quantitativas, qualitativas e mix methods. Inferência, explicação e causalidade. Abordagens interpretativistas de pesquisa. Estudo de caso. Componentes básicos de um projeto de pesquisa (questões, hipóteses, justificativa, metodologia, amostra etc). O papel da revisão bibliográfica na pesquisa. Planejamento de pesquisa.

 

2. POLÍTICA BRASILEIRA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Presidencialismo de coalizão; Relações executivo-legislativo; Instituições políticas no Brasil; Partidos e sistema partidário; Eleições e sistema eleitoral; Comportamento político no Brasil; Cidadania, participação política e movimentos sociais.

 

3. SEMINÁRIO DE METODOLOGIA QUALITATIVA EM CIÊNCIA

POLÍTICA I. 60h. 4 créditos.

Ementa: Desenho de pesquisa qualitativa. A amostragem na pesquisa qualitativa. Técnicas qualitativas de coleta de dados: entrevistas, grupos focais, pesquisa documental. Etnografia. Análise de conteúdo. Análise do discurso.

 

4. SEMINÁRIO DE METODOLOGIA QUANTITATIVA EM CIÊNCIA POLÍTICA I. 60h. 4 créditos.

Ementa: Operacionalização quantitativa de conceitos da ciência política. Dados, variáveis e níveis de mensuração. Introdução aos softwares de análise estatística. Medidas de tendência central, variabilidade e posição. Probabilidade: modelos probabilísticos, distribuições contínuas e modelo normal. Inferência estatística. Testes de Hipóteses. Covariância e Correlação. Introdução à regressão linear.

 

5. TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Pluralismo. Neomarxismo. Neo-institucionalismo. Concepções contemporâneas de democracia: minimalistas, participativas, deliberativas e republicanas.

 

Disciplinas Optativas

Mestrado e Doutorado

1. ANTROPOLOGIA POLÍTICA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Conceitos fundamentais da Antropologia e seus principais debates contemporâneos. A etnografia como recurso fundamental ao conhecimento antropológico. Desenvolvimento da Antropologia Política sobre o Estado do estrutural funcionalismo a antropologia simbólica. Distinção em Antropologia Política e Antropologia da Política. Estudos etnográficos de Antropologia da Política no Brasil.

 

2. CLASSES SOCIAIS E COMPORTAMENTO POLÍTICO. 60h. 4 créditos.

Ementa: Clivagens sociais e alinhamentos políticos. Voto de classe. Classes sociais, interesses e votos. Estratégia política e comportamento de classe. Classes e preferências redistributivas. Ideologia, consciência e classes sociais. Tipologias de classe e medidas de associação.

 

3. COMPORTAMENTO POLÍTICO. 60h. 4 créditos.

Ementa: Modelos de análise do comportamento político: sociológico, psicológico e escolha racional; Comportamento eleitoral: comparecimento e voto. Avaliação governamental e voto econômico. Clivagens Sociais e voto. Identificação partidária. Cognição, informação e política. Ideologia e sofisticação. Participação e Protesto político. Cultura política e valores democráticos.

 

4. COMUNICAÇÃO E POLÍTICA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Teorias da Comunicação. Comportamento político e opinião pública. Jornalismo político. Comunicação e sociedade civil. Estudos de internet e política: ativismo, representação e participação online.

 

5. CULTURA POLÍTICA EM PERSPECTIVA COMPARADA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Socialização Política. Teoria da Cultura Política Clássica. Aplicações e limites da teoria clássica da cultura política na América Latina. Democratismo na América Latina. Modernização e mudança de valores. Capital social. Ideologia. Tolerância Política. Populismo.

 

6. DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS. 60h. 4 créditos.

Ementa: Capitalismo, liberalismos, democracia e direitos humanos. Neoliberalismo, desdobramentos filosóficos e impactos democráticos. Desafios às desigualdades. Repúdio ao social, cidadania sacrificial, crítica e retração dos direitos humanos. Globalização e Direitos Humanos. Crítica ao universalismo. Ética universalista sensível ao contexto. Violência epistêmica e subalternidade. Racismo, colonialismo e relações de poder e violência. Feminismos, direitos humanos e democracia.

 

7. DEMOCRACIA E INSTITUIÇÕES PARTICIPATIVAS NO BRASIL. 60h. 4 créditos.

Ementa: O caráter da participação no mundo antigo e na sociedade europeia anterior à industrialização, em Aristóteles e Rousseau. A discussão empreendida por Joseph Schumpeter e outros autores no pós-guerra sobre o caráter desestabilizador da participação política das massas. Visão de conjunto do campo denominado “participacionista” no âmbito da ciência política: autores, conceitos, objetos e métodos de pesquisa. As contribuições de Carole Pateman, Jürgen Habermas, Joshua Cohen e James Bohman estabelecem as bases conceituais para o desenvolvimento de experiências participativas a partir da década de 1980. A literatura sobre instituições desenvolvida no Brasil durante as décadas de 1990 e 2000 e as discussões recentes sobre os limites postos à democracia participativa e suas instituições no país. Participação política no Brasil e os rumos de políticas públicas nos últimos anos. O Orçamento Participativo como mecanismo de gestão de políticas públicas e sua difusão em países como a Índia e os Estados Unidos da América. A produção da ciência política nacional e internacional sobre participação, abrangendo objetos de pesquisa tais como: conferências e conselhos de políticas públicas, nos três níveis da Federação; planos diretores participativos; comitês de bacia hidrográficas, planos de manejo ambientais, como exemplos.

 

8. ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 60h. 4 créditos.

Ementa: Concepções de Estado e suas mudanças históricas. A noção de esfera pública e esfera privada. O campo de estudo das políticas públicas. Processo decisório, instituições e agentes. Modelos de análise. Tipos de políticas públicas (distributiva, redistributiva, regulatória, constitutivas).

 

9. ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA NA AMÉRICA LATINA. 60h. 4 créditos.

Ementa: A segurança pública como problema de Estado. Hibridismo político e Estados emergentes. Segurança pública e democracia. Fragilidades institucionais e inserção política do crime organizado. Principais atores da violência urbana na América Latina.

 

10. ESTUDOS LEGISLATIVOS. 60h. 4 créditos.

Ementa: Estudos legislativos: procedimentos e seus efeitos; Modelos de Comportamento Legislativo: Distributivista, Partidário, Informacional; Partidos Políticos no Legislativo; Coalizões; Presidencialismo e coalizões; mapeamento dos estudos legislativos no Brasil.

 

11. FEMINISMO, REPRODUÇÃO SOCIAL E TEORIA DO VALOR. 60h. 4 créditos.

Ementa: Introdução ao feminismo da reprodução social. Acumulação primitiva e a forma valor e sua reprodução. Expropriação e suas dialéticas Domesticação e Donadesificação. Tempo, trabalho e dominação social. Patriarcado e divisão social e internacional do trabalho. A materialidade das representações imaginárias sob a sociedade mercantil. Valor e fetichismo. Forma, sujeito e abstração do universalismo. O sexo do capital e o valor-clivagem.

 

12. GÊNERO E POLÍTICA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Críticas feministas ao contrato social. Abordagens feministas sobre público e privado. Democracia, esfera pública e exclusão. Feminismos, participação e representação. Movimentos feministas, política e interações socioestatais. Cuidado e democracia. Gênero e interseccionalidade.

 

13. INSTITUIÇÕES POLÍTICAS BRASILEIRAS. 60h. 4 créditos.

Ementa: Desenho institucional e as regras do jogo político. Formas, Regimes e Sistemas de Governo. Parlamentarismo, Presidencialismo e semi-presidencialismo. Federalismo e Relações intergovernamentais. Accountability e Responsiveness. Relação entre os poderes Políticos e o Presidencialismo de Coalizão. As instituições políticas brasileiras.

 

14. INSTITUIÇÕES POLÍTICAS EM PERSPECTIVA COMPARADA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Desenho institucional e as regras do jogo político. Formas, Regimes e Sistemas de Governo. Parlamentarismo, Presidencialismo e semi-presidencialismo. Federalismo e Relações intergovernamentais. Accountability e Responsiveness. Relação entre os poderes Políticos e o Presidencialismo de Coalizão. As instituições políticas brasileiras.

 

15. LAWFARE - O DIREITO COMO ARMA DE GUERRA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Judicialização da política. Globalismo: um mundo de direitos. O direito como arma de guerra neoliberal. Lawfare e autonomia do Estado. A relação do Lawfare com o “neogolpismo”. Lawfare como arma econômica de intervenção. Estratégias e táticas de Lawfare: casos. O Lawfare na América Latina e no mundo.

 

16. LEGISLATIVO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 60h. 4 créditos.

Ementa: O papel do Legislativo nos processos decisórios de políticas públicas no âmbito do Presidencialismo de Coalizão brasileiro. O poder de agenda do Executivo e do Legislativo. As instâncias decisórias de Políticas Públicas no Brasil. Representação de interesses nos processos de formulação de políticas públicas. O legislativo como arena de interesses organizados. Desenho de políticas públicas, instituições e comportamento do legislativo.

 

17. LOBBY E POLÍTICAS PÚBLICAS. 60h. 4 créditos.

Ementa: Lobby, Políticas Públicas e Democracia. Fundamentos teóricos para a compreensão da atuação política de grupos de interesse: elitismo, corporativismo e pluralismo. Lobby e Interesse Público. Entre as regras do jogo, o poder de agenda e a pressão política. O legislativo como arena política e canal de acesso do agente do lobby. Lobby e representação de interesse no legislativo. Estudos de casos de lobby e políticas públicas, no Brasil.

 

18. NEOLIBERALISMO, NEOCONSERVADORISMO E DESDEMOCRATIZAÇÃO. 60h. 4 créditos.

Ementa: A racionalidade e a governamentalidade neoliberal. A ascensão da política antidemocrática. Demofobia neoliberal. Constituição política e constitucionalismo de mercado. Um mundo de muros: as estratégias neoliberais entre globalistas e nacionalistas. Governar contra as populações. Entre a servidão e o novo empreendedorismo popular. A guerra de “valores” e o dividir para governar. Neoliberalismo no sul global.

 

19. ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA E MODELOS DE PARTIDOS POLÍTICOS. 60h. 4 créditos.

Ementa: Tipologias clássicas de organização partidária. Modelos de partidos: profissional-eleitoral, partido cartel, partido como organizações multinível, partidos-empresas de negócio, partidos- movimento. Democracia intra-partidária, seleção de candidatos; financiamento político-eleitoral da organização. Gênero e participação política de minorias sociais nos partidos.

 

20. PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMÉRICA LATINA E BRASIL. 60h. 4 créditos.

Ementa: Visão do campo denominado “participacionista”: principais autores, conceitos, objetos, métodos de pesquisa e principais limitações. Discussão de Joseph Schumpeter e outros autores no pós- guerra sobre o caráter desestabilizador da participação política das massas. Participação e deliberação: primeiras noções. Elitismo democrático e democracia participativa As bases conceituais para o desenvolvimento de experiências participativas a partir da década de 1980. Participação institucionalizada no Brasil e na América Latina: experiências concretas Literatura sobre instituições desenvolvida no Brasil e na América Latina, nas décadas de 1990 e 2000. Participação social no Brasil e América Latina. Discussão dos recentes limites postos à democracia participativa e suas instituições no país.

 

21. PENSAMENTO POLÍTICO E SOCIAL BRASILEIRO. 60h. 4 créditos.

Ementa: Existe um pensamento político brasileiro ou as ideias e seu lugar. Teoria e política a partir da periferia. O pensamento político conservador. Os revolucionários da ordem. A Práxis Liberal no Brasil. Intérpretes do Brasil.

 

22.PENSAMENTO SOCIAL E POLÍTICO LATINO-AMERICANO: MODERNIDADE/ COLONIALIDADE/ DECOLONILIADADE. 60h. 4 créditos.

Ementa: A invenção da ideia de América Latina. América Latina no sistema-mundo moderno colonial. O colonialismo interno. Teoria ou Pensamento Político/Social? Questões de Dependência. O lugar da América Latina na geopolítica do conhecimento. Marxismo latino-americano. A América Latina Pós-colonial. A América Latina De-colonial. O novo constitucionalismo latino-americano. Estado Plurinacional e Intercultural. Refundação de Estado. Região Andina. Globalização e Identidades latino-americanas.

 

23. POLÍTICA E POVOS INDÍGENAS NAS AMÉRICAS. 60h. 4 créditos.

Ementa: Visão do campo denominado “participacionista”: principais autores, conceitos, objetos, métodos de pesquisa e principais limitações. Discussão de Joseph Schumpeter e outros autores no pós-guerra sobre o caráter desestabilizador da participação política das massas. Participação e deliberação: primeiras noções. Elitismo democrático e democracia participativa As bases conceituais para o desenvolvimento de experiências participativas a partir da década de 1980. Participação institucionalizada no Brasil e na América Latina: experiências concretas Literatura sobre instituições desenvolvida no Brasil e na América Latina, nas décadas de 1990 e 2000. Participação social no Brasil e América Latina. Discussão dos recentes limites postos à democracia participativa e suas instituições no país.

 

24. POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA: ATORES E INTERESSES. 60h. 4 créditos.

Ementa: Modelos de análise de política externa. Trajetória histórica da Política Externa Brasileira, do século XIX ao século XXI. Princípios e tradições de política externa brasileira no Império e na República. Política externa brasileira sob distintos regimes políticos. Competição, coalizão e cooperação entre o Brasil e países da América Latina e do eixo Sul-Sul. Problemas contemporâneos da política externa brasileira. Política externa e inserção do Brasil no mundo: dilemas e desafios. A Amazônia na agenda da política externa brasileira.

 

25. POLÍTICAS PÚBLICAS EM PERSPECTIVA COMPARADA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Desenvolvimento da ciência política comparada. Métodos, ferramentas e desenhos de pesquisa na Política Comparada. Razões e parâmetros para comparabilidade. Análise comparada de experiências de políticas públicas em âmbito local, nacional e internacional.

 

26. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AMAZÔNIA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Ementa: Desenvolvimento econômico e impacto ambiental; políticas de intervenção na Amazônia; vulnerabilidade socioeconômica x populações tradicionais. Estado e desenvolvimento regional; políticas de intervenção na Amazônia; Desenvolvimento econômico e impactos ambientais e sociais na contemporaneidade; Conflitos entre desenvolvimento e preservação ambiental; Perspectivas teórico-metodológicas de ambientalismo e desenvolvimento sustentável; vulnerabilidade socioeconômica x populações tradicionais.

 

27. PRESIDENCIALISMO NA AMÉRICA LATINA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Sistemas de Governo na América Latina. Presidencialismo em contextos multipartidário. Diferentes abordagens sobre coalizões. Crises presidenciais na América Latina.

 

28. SEMINÁRIO DE METODOLOGIA QUALITATIVA EM CIÊNCIA POLÍTICA II. 60h. 4 créditos.

Ementa: Técnicas avançadas de pesquisa qualitativa. Abordagens qualitativas na Ciência Política. Interpretativismo. Coleta de dados em redes sociais.

 

29. SEMINÁRIO DE METODOLOGIA QUANTITATIVA EM CIÊNCIA POLÍTICA II. 60h. 4 créditos.

Ementa: Correlação linear. Regressão linear simples. Regressão linear múltipla. Pressupostos do modelo de regressão linear. Método dos Mínimos Quadrados Ordinários. Resíduos. Teste de ajuste do modelo. Interações. Heterocedasticidade. Multicolinearidade. Modelos Lineares Generalizados.

 

30. SISTEMAS ELEITORAL E PARTIDÁRIO. 60h. 4 créditos.

Ementa: Relações entre sistemas eleitoral e partidário. Tipologias de organização partidária. Recrutamento e Seleção de candidatos. Institucionalização do sistema partidário. Sistemas eleitorais – majoritário e proporcional. Representatividade e proporcionalidade da representação política. Sistemas eleitoral e partidário no Brasil sob perspectiva histórica e institucional. Coordenação do processo partidário-eleitoral no Brasil e coligações: Presidencialização e Nacionalização das campanhas. Partidos no Executivo e no Parlamento, representantes e conexão eleitoral.

 

31.TEORIA E ANÁLISE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA. 60h. 4 créditos.

Ementa: Abordagens contemporâneas da democracia. Neopopulismo e democracia. Neoliberalismo e democracia. Novas dinâmicas de representação democrática. Teoria empírica da democracia. Qualidade da democracia e seus indicadores.

 

32.TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA I: Democracia e Sociedade. 60h. 4 créditos.

Ementa: Estudos de temáticas específicas vinculadas à linha de pesquisa Democracia e Sociedade

 

33.TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA I: Instituições e Políticas Públicas. 60h. 4 créditos.

Ementa: Estudos de temáticas específicas vinculadas à linha de pesquisa Instituições Políticas e Políticas Públicas.

 

34. TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA II: Democracia e Sociedade. 60h. 4 créditos.

Ementa: Estudos de temáticas específicas vinculadas à linha de pesquisa Democracia e Sociedade

 

35. TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA II: Instituições e Políticas Públicas. 60h. 4 créditos.

Ementa: Estudos de temáticas específicas vinculadas à linha de pesquisa Instituições Políticas e Políticas Públicas.