João Paulo Viana
Professor Adjunto de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Vice-coordenador do mestrado profissional em Políticas Públicas - PPGPP-UNIR. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará – PPGCP-UFPA. Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2019); cursa estágio de pós-doutorado em Administração Pública e Governo na Fundação Getulio Vargas - FGV-SP. Foi visiting scholar na University of Pittsburgh – EUA (2022). E pesquisador associado no IESP-UERJ (2024-2025). Atualmente é pesquisador FAPERO; pesquisador e membro do comitê gestor do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal – LEGAL. Membro do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento Urbano – EMDUR. Atua nos seguintes temas: história das ideias políticas; relação executivo-legislativo; eleições e partidos políticos; sistema partidário brasileiro; sistema partidário subnacional - Rondônia; análise institucional - Amazônia; possui também interesse de pesquisa no tema da política boliviana. Foi secretário executivo da antiga Diretoria Regional Centro-Oeste/Norte da ABCP (2017-2019). E vice-diretor da Regional Norte da ABCP (2023-2025).
Nírvia Ravena
Professora Titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-NAEA/UFPa.Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1988); Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1994) e Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPERJ(2004). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-PPGDSTU do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) programa que coordenou no período de Novembro de 2010 a junho de 2011 . É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Polinização-INPol. . Consultora do Global Environment Facility-GEF em Governabilidade da Água no projeto Gestão Integrada e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia Amazônica, considerando a Variabilidade Climática e a Mudanças Climática. Professora Visitante Senior da Universidade de Leeds-Beckett em 2019 .Foi Fulbright visiting scholar na Universidade do Oregon/USA em 2023. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança, Regulação, Ação Coletiva, Comportamento Político e Comportamento Ambiental.
Loiane Prado Verbicaro
Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-C). Exerce a função de Vice-Reitora - UFPA 2024-2028. Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca - USAL (2014). Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela UFPA (2006), com período de estudo na Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Ciência Política pela UFPA (2011). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado (2019-2021) no Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Direito - suma cum laude - pela UFPA (2004). Graduada em Filosofia pela UFPA (2019). Exerceu a função de Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG/UFPA) e de Diretora de Inovação e Qualidade de Ensino (PROEG/UFPA). Foi Coordenadora Regional Norte do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (COGRAD/ANDIFES). Integrou a Comissão Assessora INEP na Área do Direito (ENADE), nos triênios 2018-2020, 2022-2024 e 2025-2027. Foi Diretora Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino Jurídico (ABEDI), nos triênios 2018-2020 e 2021-2023. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - UFPA. Foi Coordenadora do Curso de Direito e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Foi Editora-Chefe da Revista Apoena - Periódico de Filosofia da UFPA. Foi Vice-Presidente do Conselho Editorial da Universidade Federal do Pará. Foi Avaliadora do Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na área de Filosofia do Direito - 2016-2022. É integrante da Comissão de Equidade de Gênero da UFPA e da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). É presidente da Comissão de Sustentabilidade da UFPA. É integrante da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, do GT Filosofia e Gênero da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e associada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coordena Grupo de Trabalho instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para elaborar estudo do Banco de Sentenças e Decisões do CNJ com aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero. É Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito (FilPED).
Denis Conrado
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Professor Colaborador do Programa de Ciência Política (PPGCP-UFPA). Pós-doutorando em Ciência Política do projeto Governança policêntrica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável na Pan-Amazônia, membro do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) – Programa Amazônia 10+. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), mestrado em Tecnologia da Informação Geográfica/ Ciências Geodésicas e Ph.D. em Ecologia, Conservação e Restauração de Ecossistemas pela Universidad de Alcalá Espanha, com especialização em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Foi Pesquisador no Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), Analista de Articulação Institucional do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Consultor de Monitoramento e Avaliação (Fundación Avina). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal e temas: Amazônia, Unidade de Conservação, Políticas Públicas, Carbono Florestal, REDD+, Desmatamento, Degradação, Sensoriamento Remoto e Gestão Ambiental.
Maycon Yuri Nascimento Costa
Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como Analista Ambiental (consultor) na empresa Terra Meio Ambiente Ltda., realizando trabalhos no Meio Socioeconômico para compor estudos visando o licenciamento ambiental. Também atuou como redator voluntário na Politize!, que é uma organização da sociedade civil comprometida com a educação política. Atua principalmente nos temas: lobby e representação de interesse em políticas ambientais, no âmbito do Poder Legislativo. Atualmente é Bolsista de Estágio Pós Doutoral no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico em conformidade com o Edital 16/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a Resolução 4.517/2014 (CONSEPE/UFPA) e Resolução 01/2022 (PPGCP/UFPA).
Maria Luzia Miranda Álvares
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/ Universidade Federal do Pará (1990) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004). Jornalista, exerceu a crítica de cinema de 1972 a 2015, além de articulista de temas sobre política (de 2009-2015) no Jornal "O Liberal", das Organizações Rômulo Maiorana. É Professora Associado 3 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em estudos eleitorais e partidos políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento político, ciclos republicanos paraenses, competição eleitoral, recrutamento político e seleção de candidaturas; e mulheres, gênero e poder. Vinculou-se ao OBSERVE - Observatório de Monitoramento da Lei Maria da Penha, coordenando as pesquisas na Região Norte (2007 a atual). O consórcio foi coordenado nacionalmente pelo NEIM/UFBA, com financiamento da Secretaria Especial de Política para as Mulheres -SPM-PR e UNIFEM ? Escritório Regional para Brasil e Cone Sul. Foi Consultora Ad-Hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero/ SPM/PR. Fez parte da diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política-ABCP (2008-2012). Foi coordenadora da REDOR-Rede Feminista de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Gênero - N/NE (1996-1998 e 2008-2012). É Coordenadora da linha de pesquisa Feminismo e Politica da REDOR (1996-1998 e 2012-2014- 2022). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero-GEPEM/UFPA, desde 1994, com esse grupo fazendo parte do DGP/CNPq. É coordenadora da linha de pesquisa Mulher e Participação Política do GEPEM. É membro do NEIVA - Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia. É membro da diretoria da Associação de Críticos de Cinema do Pará -ACCPA e associada da mesma desde 1978. Presentemente aposentada pela UFPA, inscreveu-se como Professora Voluntária nessa instituição, ministrando aulas e orientação de alunos/as e solicitando bolsistas PIBIC da Faculdade de Ciências Sociais/IFCH com projeto de pesquisa interno e externo. Coordenou (2012-2014), com José Eustáquio Alves (ENCE), a Área Temática - AT "Gênero, Democracia e Políticas Públicas", na Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). É coordenadora /editora da Revista Cientifica Gênero na Amazônia - ISSN 2238 8184. Tem livros organizados e artigos publicados em periódicos e livros. Tem pesquisado a situação da violência doméstica contra as mulheres e de que forma os planos de governo, no Estado do Pará, têm aplicado recursos para ações de políticas públicas. Tem se dedicado à coordenação de estudos e seminários sobre a cultura do feminismo e a militância acadêmica sobre temas do empoderamento feminino, colonialidade, teorias de gênero e representação política das mulheres.