*RELIGIÃO E DEMOCRACIA BRASILEIRA*

Os evangélicos têm sido reconhecidos, nas últimas décadas, como uma força política ascendente em todo o mundo. No Brasil, são considerados até mesmo como um dos esteios políticos mais sólidos da gestão do atual governo de Jair Bolsonaro.

Cientistas políticos, por outro lado, têm se esforçado para entender o comportamento político dessa população crescente, buscando compreender em que medida a eleição de representantes políticos membros de igrejas pentecostais e neopentecostais pode mudar a forma de fazer política na Nova República. Como caracterizar esse fenômeno? Quais são as especificidades do caso brasileiro? Quais são os perigos para a laicidade do estado? Em suma, qual é a relação entre religião e democracia no Brasil contemporâneo?

Para discutirmos essas e outras questões receberemos, na última live do ciclo DIÁLOGOS PÚBLICOS de 2020, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará, a professora Dra. Amy Erica Smith, da Iowa State University (EUA)

Convidados/as:
Profa. Dra. Amy Erica Smith- Professora Associada de Ciência Política da Iowa State University e Carnegie Fellow (2020-2022)

Moderador: Prof. Dr. Leonardo Barros Soares – Doutor em ciência política pela UFMG - Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA – Belém (PA)

Quando: 16/12/2020 às 14h
Onde : Canal  You Tube . Divulgação do link na página do  PPGCP no  facebook

Texto: Divulgação

O PPGCP  convida para o II Seminário Procad-Amazônia, intitulado “Políticas Públicas e Processos Decisórios: Quem decide, quem ganha e que diferença faz?”. O evento é resultado do Programa de Cooperação Acadêmica envolvendo três Programas de Pós-Graduação: PPG em Ciência Política da Universidade Federal do Pará (PPGCP/UFPA), instituição proponente; PPG em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/UFMG), instituição Associada 1; PPG em Estudos de Fronteira da Universidade Federal do Amapá (PPGEF/UNIFAP), instituição Associada 2.

O II Seminário PROCAD-AMAZÔNIA busca contemplar estudos que tratam, direta ou indiretamente, de fatores que influenciam em processos de elaboração e implementação de políticas públicas e que focam em análise e avaliação de políticas públicas, em nível regional, nacional e em regiões de fronteira. A partir de diferentes abordagens e metodologias pretende-se discutir "quem ganha o quê, por quê e que diferença faz?" (Laswell, 1958) ou "Por que esses Estados fazem o que fazem?"

O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. As inscrições poderão ser realizadas pelo formulário https://forms.gle/K9wd58tP9W9YZToL8 até o dia 14/12.

Haverá emissão de certificados aos inscritos.

Dias 08 a 11 de dezembro, o Prof. Dr. Murilo de Oliveira Junqueira, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA (PPGCP-UFPA), irá oferecer um minicurso chamado de "Como as Leis são Feitas: processo legislativo e organização do Poder Legislativo". O curso será uma descrição completa do funcionamento do Poder Legislativo do ponto de vista formal, cobrindo os aspectos constitucionais e regimentais das principais atividades legislativas. Apesar do foco do curso ser o Congresso Nacional, a lei brasileira determina que as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores devem seguir as regras legislativas federais, no que couber. Assim, o curso é do interesse de todos que procuram entender o Poder Legislativo brasileiro.

O curso irá cobrir os seguintes tópicos:

• Sistema legal brasileiro: Constituição, Leis e Normas Infralegais.
  • Divisão Constitucional de Poderes
  • Organização e Estrutura do Legislativo
  • Estatuto dos Parlamentares
  • Processo Legislativo (ordinário, célere, constitucional, medidas provisórias, etc).
  • Processo de Impeachment do Presidente da República.

O curso será online e gratuito. Basta se inscrever no formulário abaixo:

Período do curso: 08 a 11 de dezembro, das 19:00 às 21:00.

O evento "Eleições municipais no norte do Brasil: mudanças e continuidades" tem por objetivo discutir o cenário eleitoral a partir de mudanças institucionais recentes nas regras eleitorais e da competição política municipal na região.

É destinado ao público em geral e organizado pelo PPGCP com a colaboração do grupo de pesquisa "Observatório Eleitoral do Estado do Pará" coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Augusto da Silva Souza.

Nenhuma descrição de foto disponível.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) convida as(os) discentes e docentes do Programa e a comunidade acadêmica, em geral, para a Aula Inaugural do ano letivo de 2020, a ser proferida pelas Professoras Dra. Nírvia Ravena e Dra. Maria Dolores Lima da Silva.

Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Térreo do IFCH)

Data: 02 de março de 2020 (segunda-feira)

Horário: às 9 horas.

A imagem pode conter: texto

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) convida as(os) discentes e docentes do Programa e a comunidade acadêmica, em geral, para a Aula Inaugural do ano letivo de 2020, a ser proferida pelas Professoras Dra. Nírvia Ravena e Dra. Maria Dolores Lima da Silva.

Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Térreo do IFCH)

Data: 02 de março de 2020 (segunda-feira)

Horário: às 9 horas.