Diálogos Públicos - A banalidade das mentiras dos militares: Segredo, Memória e Justiça no Brasil.
 
 
 
“O segredo é a essência do poder”, nos ensina o cientista político Norberto Bobbio. Por outro lado, em tensão com esse princípio, entende-se a democracia como o regime político da transparência contínua, que tudo quer trazer à luz da legitimidade do debate público.
No mês alusivo ao golpe militar de 1964, a próxima edição dos DIÁLOGOS PÚBLICOS-o ciclo de lives do PPGCP da UFPA- abordará as mentiras banais – e as não tão banais assim – que os militares veicularam com o intuito de enterrar a verdade dos assassinatos e torturas de presos políticos nas valas clandestinas ou nos arquivos inacessíveis. No grave momento da pandemia de Covid-19 em que nos encontramos, faz-se necessário, mais do que nunca, problematizarmos a relação sempre desconfortável entre os militares e os segredos que ferem a democracia, o direito à memória e à justiça no Brasil.
Convidados:
Lucas Figueiredo - jornalista e escritor. Recebeu três prêmios Esso, dois Vladimir Herzog e um Jabuti. Foi repórter da Folha de S.Paulo e colaborador da rádio BBC de Londres. Também atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Unesco. É autor dos livros-reportagem Morcegos negros e Ministério do silêncio, Lugar nenhum, dentre outros.
Camilo Vannuchi – jornalista e escritor, doutor em Ciências da Comunicação pela USP, trabalhou nas revistas IstoÉ e Época São Paulo e foi colunista no site da Carta Capital. Hoje mantém uma coluna no UOL. Foi membro e relator da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo. É autor do livro-reportagem "Vala de Perus: uma biografia" e do podcast "Vala de Perus".
Debatedora: Profa. Fernanda Valli Nummer - doutora em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)- Professora da Faculdade de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA.
Moderador: Prof. Dr. Leonardo Barros Soares – Doutor em ciência política pela UFMG - Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA
Quando: 28/04/2021, das16h às 18h
Onde: a live será transmitida pelo canal Mirantes da FACS no YouTube